3/28/2014

O que você espera do seu futuro?



Desde pequenos nos fazem essa pergunta, mas você realmente já parou para pensar nisso? Geralmente quando estamos no ensino fundamental não nos preocupamos muito com isso, mas quando se está no ensino médio responder essa pergunta é inevitável.

Como descobrir o que eu quero ser?

Comece pelos seus interesses, o que você gosta de fazer? O que te deixa motivada? O que a faz feliz? Com isso você pode fazer uma lista de suas alternativas baseadas em seus interesses. Agora chegou a hora de pesquisar todos os cursos que puder, é sempre bom você ir excluindo as coisas que você não tem interesse em fazer, e o que sobrar você pode pesquisar mais a fundo sobre o curso.

Fiz tudo isso, mas ainda estou em duvida entre dois ou mais cursos, o que eu faço?

Veja seus cursos mais afundo ainda, encontre profissionais que fazem parte da área desses cursos e veja como é o trabalho e tire suas dúvidas. Você também pode optar a fazer mais de um curso, mas vale lembrar que irá consumir um tempo maior de sua agenda.

Exemplo:
Eu sou uma das pessoas mais indecisas do planeta – Ser Geminiano não ajuda em nada – Depois de fazer uma lista dos meus interesses que são:
- Ler
- Escrever
- Uma curiosidade imensa em Design de revistas e blogs
- E ter o sonho de um dia trabalhar em uma editora

Eu fui ver todos os cursos que pude, exclui os cursos que continham:
- Matemática
- Física (Além de odiar sou péssimo nessa matéria)
- Exercícios corporais (Acho importante se exercitar, mas não gosto)
- Química (Nunca gostei)
- Biologia (Nunca fui interessado)
- Sangue (Passo mal só de ver =S)

Nos cursos que sobraram eu usei minha lista de interesses para diminuir as opções, e acabou sobrando:
 - Letras
- Design
- Editoração

Depois de pesquisar mais a fundo descobri que Editoração era o que eu tinha que fazer, não mexe só com livros e editoras, mas se aprende como criar um bom material para as pessoas lerem e se entreterem.  Agora é só pesquisar a faculdade que disponibiliza esse curso, estudar muito e fazer o vestibular.

Por mais que muitos achem que decidir o que você quer ser é uma escolha para a vida inteira não é, se você não gostar do que está fazendo você sempre terá a escolha de desistir e tentar outro curso, você tem suas escolhas e seus interesses façam deles a sua escolha, porque agora não é hora de acertar, mas sim cometer erros.
E você, O que o futuro te reserva?

Um comentário:

  1. Não tenho nem ideia do que eu vou fazer, eu devo ser a pessoa mais indecisa do mundo =S

    ResponderExcluir