8/30/2013

A Culpa é das Estrelas - John Green [Resenha]

Sinopse:
Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico.
Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Um livro muito bom, eu não sou chegado a romances mas esse livro me surpreendeu, me prendeu do começo ao fim. Hazel poderia ser uma garota perfeitamente normal, se não tivesse um pequeno problema, câncer. Hazel durante boa parte do livro (Se não ele todo) reclama muito disso, ela como uma garota de pouca paciência, não gosta da pena que as pessoas sentem por ela ou das pessoas a tratando diferente, ela era muito sozinha só tinha seus pais, até que ela conhece Augustus Waters.

“Não posso falar da nossa história de amor, então vou falar de matemática. Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros. Um escritor de quem costumávamos gostar nos ensinou isso. Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Queria mais números do que provavelmente vou ter e, por Deus, queria mais números para o Augustus Waters do que os que ele teve. Mas Gus, meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso.”

Augustus Waters é um cara de dezessete anos, muito bonito e como Hazel ele também tem um câncer, mas que o fez perder uma perna. Juntos eles descobrem um novo significado para viver o pequeno infinito que os dois ainda tem, e uma paixão recém descoberta. Em meio a história surge a ideia de Hazel ir para Amsterdã e conhecer o autor do seu livro favorito, para saber as respostas sobre o futuro dos personagens. Augustus como um bom cavalheiro a ajuda e os dois junto com a mão de Hazel partem para Amsterdã, e lá eles encontram paixão, decepção e felicidade.

Sem dor,como poderíamos reconhecer o prazer? 


E é depois que eles voltam que as coisas começam a piorar, muitos sentimentos vão vir a tona de uma vez; muitas lagrimas serão derramadas; muitos vazios jamais preenchidos irão aparecer, quão curto será o infinito de Hazel e Gus? Só resta a você descobrir.

Um comentário:

  1. Eu chorei litros com esse livro. Me tocou de uma forma! John Green realmente tem o dom de me emocionar. Gus é um personagem inesquecivel <3

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir