12/05/2013

Extraordinário - R.J. Palacio [Resenha]

Em Extraordinário, August é um menino com um problema facial, mas não é por isso que deixa de ser um garoto comum, Auggie se acha absolutamente normal apesar de sua aparência, mesmo quanto todos os outros dizem o contrário. E ele se sente mais exposto quando ela vai pela primeira vez frequentar uma escola, onde ele vai enfrentar muitos desafios, como por exemplo, como as pessoas o tratam e o observa.

August vai enfrentar em sua nova escola muitas coisas que os adolescentes e crianças passam como fazer amigos e se encaixar em algum grupo na escola; ele terá decepções enquanto tenta se adaptar, mas seus mais novos amigos vão ajuda-lo a superar e a seguir em frente.

A narrativa é dividida entre August, Summer, Via, Jack, Justin e Miranda que juntos nos esclarece toda a história do livro e seus pontos de vista. August é um dos poucos personagens que vive intensamente sendo ele mesmo, mesmo que guarde isso para si mesmo, ele é sincero sobre sua aparência, sobre o que as pessoas falam dele e o que pensam, mas ele não se importa com isso, pois já se acostumou, sabe de sua realidade, mas superou.

O final é realmente emocionante, pois é um dos únicos momentos em que o August está realmente feliz e não se importa com sua aparência, só aproveita cada segundo, absorvendo tudo, pois ele venceu o mundo, todos nós vencemos.
Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo. -Auggie
Então, o que acharam do livro?

Um comentário:

  1. Ai eu me emocionei bastante com esse livro :D e eu achei bacana que não ficou naquela visão "romântica" sabe? A irmã teve seus momentos de "fraqueza", os amigos também... Tornou a obra real e única!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir