4/24/2014

Intercâmbio - Dúvidas

 
 
 
Uma coisa que o mundo exige hoje é saber mais de uma língua para nós o inglês, para os estudantes de inglês depois de alguns anos estudando a língua vem a vontade de se fazer um intercâmbio, mas várias perguntas giram em torno do intercâmbio e agora é hora de tirar algumas dúvidas.

O que é o intercâmbio e/ou ser um intercambista?

Um intercâmbio é um tipo de programa de estudos complementar em outro país, onde você passa pela experiência de fazer parte de uma nova sociedade e de uma nova cultura.

A próxima pergunta é a que decide se muita gente vai ou não fazer um intercâmbio.

Quanto custa um intercâmbio?

O preço de um intercâmbio depende de algumas coisas como se a família que você vai ficar é paga, o tempo que você escolheu de intercâmbio, se você escolheu o distrito em que vai ficar e etc...

Geralmente se você faz o intercâmbio convencional ele custa de 7 a 10 mil reais, tirando o dinheiro que você gastará lá. Tem pessoas que pagam essa quantia e ficam apenas um mês mas vale mais a pena pegar um intercâmbio de um ano, e é claro isso varia de pessoa para pessoa.

Como pagarei minhas despesas pessoais?

Você terá uma conta em um banco e ganhará um cartão internacional, todo mês seus pais terão que depositar uma certa quantia em dinheiro em sua conta para que você possa pagar suas despesas.

Como me inscrevo para um?

Primeiro você deve achar uma agência para organizar tudo, ou a escola onde você faz seu curso caso ela ofereça a opção de intercâmbio, as melhores que eu conheço são a CI e a Wizard respectivamente. Depois tudo acontece em etapas onde você terá que responder a formulários, tirar o passaporte, conseguir o visto, ver se as vacinas estão em dia, e escrever carta para Host Family. Geralmente tudo isso termina quando você consegue uma Host Family porque ai você já sabe o lugar em que vai ficar.

Atenção: Todo esse processo é demorado, é aconselhável a começar a ver tudo isso pelo menos uns 6 meses antes da data em que você deseja fazer o intercâmbio.

O que devo levar na mala?

Apenas o necessário para os primeiros dias, pois tudo lá é muito barato então você irá comprar lá coisas como secador, chapinha e roupas.

Fazer um intercâmbio é uma experiência maravilhosa e em alguns casos única, você ira conhecer lugares novos, pessoas novas e culturas novas, coisas que você só via em filmes. Quer saber mais como é? Entre no youtube e pesquise por "Diário de intercâmbio" ou "Diário de um intercambista" nesses vídeos vocês verem experiências reais de intercambistas.

Alguns canais e blogs que recomendo, onde poderão tirar mais dúvidas:

Um comentário:

  1. Sempre quis fazer um intercâmbio, to pensando em fazer antes da faculdade, obrigada pelas dicas de vlogs :D

    ResponderExcluir